CHIAROSCURO ou ACENDE A LUZ, POR FAVOR
ERA: período de tempo que serve de base a um sistema cronológico. Ex: "Era cristã". É um período histórico em que se reconhecem eventos e marcas de e em um tempo, e lhe conferem personalidade distinta.
Na Era Medieval, tudo girava em torno de Deus, até na escrita isso se manifestava: escrita GÓTICA, termo que vem do alemão GOTT = DEUS. Veja lá, as hastes das letras são pontiagudas, lembram mãos postas em oração. O mesmo se manifesta na Arquitetura: torres muito altas e pontiagudas na tentativa de alcançar os céus. Este nada estilo é um denominador comum que também é sublinhado em móveis e objetos utilitátios.
Particularmente, a ERA DA LUZ, se inicia no fim do século 19, quando apareceu a LUZ ELÉTRICA (1879) e um pouco antes (1839) a FOTOGRAFIA, daí o fascínio sobre tudo o que é luminoso e brilha, tudo o que é espelho. Ao contrário do sabor em SAPIENS, a luz, o luminoso, virou sinônimo de SABEDORIA.
Ao que parece, os conflitos mundiais sempre começaram aqui e ali e depois marcados pela morte de alguém eminente (Francisco Ferdinando, na Aústria p/ex) começa uma Grande Guerra...
Posteriormente, a modo de justificar a adesão ao conflito, muitas conexões são feitas até que o planeta entre em colapso total. Espécie de uma coisa chama a outra. Promove-se então, uma grande "catarse", e lamentavelmente uma grande carnificina, um "expurgo" que só terminará quando o horror sanguinário da espécie humana, esteja saciado.
Soa ruim e pessimista? Lembro: tem sido assim ao longo dos tempos. E, se não me perco em associações, a tragédia AS BACANTES, escrita por Eurípedes é boa metáfora deste estado fervente que estamos vivendo.
Professores de verdade, não servem ao propósito exibicionista mas, para esclarecer, ou lembrar ou para "difundir a luz", como ainda é o mote da Era que parece findar.
Primavera 2024