← Todos os Textos Críticos

Till we meet again

Por Mag. Breda Škrjanec
(Crítica, curadora da Bienal de Ljubljana e conselheira do MGLC-Mednarodni Grafični Likovni Center)

“(...) Escrevo estas palavras na data em que, há dez anos, me encontrei pela primeira vez com Luiz Monforte. Nos conhecemos em junho de 1999, durante a 20ª Bienal Internacional de Artes Gráficas de Ljubljana, Eslovênia.

Então, dentre os artistas brasileiros, Luiz foi o que permaneceu mais tempo na Galeria Moderna, pois, além de expor seus trabalhos, era o responsável pela montagem dos trabalhos da representação brasileira. E, eu, na qualidade de coordenadora e organizadora da bienal, tive a oportunidade de conviver e trabalhar com ele, durante um longo tempo , período em que, percebi nele, um colaborador exigente e perfeccionista. Uma pessoa espirituosa e cálida.

Desde então, rapidamente, desenvolvemos uma sincera relação de amizade. Naquela oportunidade, vi suas obras pela primeira vez, afixadas como se fossem um cenário de cidade mas, que bem poderiam ser entendidas como uma visão cósmica. Elas revelavam o entusiasmo pela pesquisa da imagem em si, assim como o aprimoramento de sua técnica: seus minuciosos detalhes. Os princípios fundantes de seus trabalhos, parecem resultar em uma tentativa de superação de si mesmo.(...)